O objetivo central do Projeto Avaliação é promover o fortalecimento da avaliação de iniciativas sociais, a partir da reflexão sobre sua prática e do seu enfoque no desenvolvimento de indivíduos, iniciativas e organizações.

O Projeto Avaliação nasceu em 2008, a partir da parceria entre Instituto Fonte e Fundação Itaú Social.


A marca do Projeto é abordar o tema da avaliação a partir da troca entre sujeitos situados em diferentes lugares (ONGs, financiadores, avaliadores, etc) e do enfoque na prática.

Além da Fundação Itaú Social, o Instituto Fonte conta com outros parceiros importantes nesta iniciativa: Instituto Paulo Montenegro, IBOPE Inteligência, Fundação Roberto Marinho, Instituto C&A e Editora Peirópolis.

São três linhas de atividades:

1) Promoção de “Diálogos: encontros abertos e gratuitos que enfocam a troca entre profissionais da avaliação e gestores de iniciativas sociais.

Esses eventos têm permitido que gestores de iniciativas sociais, avaliadores e estudantes tomem contato com a avaliação e troquem suas vivências e conhecimentos. É um espaço de encontro já consolidado, que conta com a participação média de 100 pessoas, algumas delas de forma sistemática. Confira o nosso acervo de conteúdo sobre todos os Diálogos já feitos desde 2009 (transcrições, vídeos e fotos).

2) Realização de pesquisas no campo da avaliação em iniciativas sociais

3) Produção de publicações, estudos de casos e materiais sobre essa temática.

Para acessar os textos sobre os temas da Avaliação de Programas e Projetos, consulte a nossa Biblioteca Fonte.