Um programa de formação sobre a arte e o ofício de ajudar o mundo a mudar.

Fortaleça sua capacidade de trabalhar com desenvolvimento: aprenda a perceber, compreender e intervir em processos sociais. 

 

O que é?
Profides é um programa inovador de formação continuada desenvolvido pelo Instituto Fonte que procura ampliar o sentido, a qualidade e a relevância das ações de profissionais que atuam em ONGs, no setor público ou privado. É composto por um curso e atividades de extensão com o objetivo de criar espaços para a análise crítica e a qualificação das práticas de desenvolvimento social no Brasil. O programa realiza edições no Brasil desde 2004 e está com inscrições abertas para novas turmas no Centro-Oeste (arredores de Cuiabá-MT), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).

 

Quem participa?

Empreendedores, líderes comunitários, gestores e técnicos de ONGs, agências de cooperação, instituições públicas e privadas, bem como consultores que atuam na área social. Pessoas que buscam qualificar suas práticas e promover mudanças significativas no contexto em que estão inseridas.

 

O Profides é indicado para:

  • Quem quer refletir sobre o impacto social de seu trabalho;
  • Quem já tem trajetória social (em ONGs, movimentos sociais, governo ou empresas);
  • Quem se sente responsável por apoiar mudanças no contexto em que atua;
  • Quem se dispõe a compartilhar suas experiências e aprender com elas.

 

Qual é o diferencial do programa?

Existem no Brasil diversos cursos técnicos voltados à área social, em diversos temas fundamentais para o desenvolvimento do país: infância e adolescência, saúde, educação, direitos humanos, etc.
Ainda que existam também programas de capacitação em gestão, a experiência acumulada pelo IF e a escuta de profissionais que buscavam uma formação com uma abordagem que atendesse questões específicas de suas práticas, permitiu a formulação e realização de um Programa profundo e contínuo para apoiar o desenvolvimento de competências para leitura, compreensão e intervenção em processos de desenvolvimento social. Esse é o principal objetivo e o grande diferencial do Profides.

 

O programa desenvolve capacidades de: 

  • Facilitação do diálogo entre diferentes atores;
  • Enfrentamento de momentos tensos e conflituosos;
  • Intervenção criativa em situações de mudança;
  • Fomento da aprendizagem de pessoas e organizações.

 

Estrutura e método
Cada edição é formada por cinco módulos presenciais de quatro dias cada um, com intervalos de dois meses, intercalados por atividades à distância, totalizando 240 horas de estudos.

São desenvolvidos trabalhos em grupo, reflexões individuais, plenárias, estudos dirigidos, estudos de casos, produção de textos, exercícios vivenciais e de observação e atividades artísticas.

O método valoriza a prática de cada participante, considerando que cada sujeito aprende a partir de suas próprias motivações, e se interessa por aquilo que diz respeito à sua realidade. A sua realidade e a sua ação são pontos-chave da proposta de ensino-aprendizagem do Profides.

 

Temas dos módulos
I – O que é desenvolvimento?
II – Como ocorrem as mudanças?
III – Como ler processos de desenvolvimento?
IV – Como intervir em processos de desenvolvimento?
V – Como se manter aprendendo?

 

Além das edições, hoje desenhadas para grupos de até 25 pessoas cada, o Programa:

  • Promove Encontros de Profissionais de Desenvolvimento;
  • Apoia a realização de eventos promovidos por ex-participantes;
  • Abre oportunidades de especialização e aprofundamento para profissionais de desenvolvimento por meio de projetos de formação complementares;
  • Apoia organizações ou grupos de indivíduos na realização de iniciativas semelhantes ao Profides via parcerias;
  • Facilita a produção e disseminação de conhecimento por múltiplos meios;
  • Multiplica a oportunidade de pessoas participarem desse movimento por meio do fundo de bolsas.