A partir da reflexão ativa sobre a nossa própria experiência, compartilhamos nossas descobertas e aprendizagens, buscando impactar processos de desenvolvimento e fazer circular conhecimento para fomentar o campo social. Recomendamos as seguintes publicações:

Publicações diversas

Guia Design Thinking Aplicado em Projetos Sociais 
Publicação da Fundação Telefônica Vivo, desenvolvida em parceria com o Instituto Fonte. Sua meta é estimular novas ideias nas ações de voluntariado, por meio da metodologia de Design Thinking. Focado no ser humano, o processo desafia os modelos mentais existentes ao priorizar a participação dos que de fato vivem o problema na construção das respostas. Trata-se de um método de trabalho não-linear, desenvolvido em quatro grandes fases: exploração do problema; entendimento; geração de ideias e; experimentação de soluções.  Faça o Download gratuito aqui.

 

 

Mantenha a avaliação longe da Gaveta! - Série especial de Diálogos no Ano Internacional da Avaliação - Instituto Fonte/FICAS
Em 2015, para celebrar o Ano Internacional da Avaliação, realizamos Diálogos bem especiais numa parceria com o FICAS, que há anos também carrega a prática da avaliação na formação de organizações da sociedade civil. Juntos desenvolvemos uma série de três eventos com o tema transversal em comum: a avaliação longe da gaveta. Nessa publicação, você encontrará um resumo das principais aprendizagens trazidas nesse conjunto de eventos, com enfoque especial em práticas que contribuem para que a avaliação vá para a gaveta epráticas que impedem esse encaixotamento, a partir da experiência viva das pessoas e grupos que a empreenderam. Faça o Download gratuito aqui.

 

 

Manual de Mobilização de Recursos - Instituto Fonte/Fundação Telefônica VIVO
Já pensou se não precisasse existir nenhuma organização no mundo? Não uma ou duas, mas nenhuma: nenhuma das que fazem algum trabalho em prol dos direitos humanos, do meio ambiente, dos idosos, das crianças e adolescentes... Não por que elas não quisessem, mas porque não precisassem existir. Já imaginou? O mundo precisaria mudar muito para que isso fosse possível. Já se imaginou fazendo parte dessa mudança? Esta publicação tem o intuito de ajudar você a fazer tamanha diferença: na vida das organizações sociais, das pessoas que elas beneficiam e consequentemente no mundo. O conteúdo aborda diferentes formas de mobilização de recursos que a Organização da Sociedade Civil (OSC) apoiada por você pode passar a utilizar, com a sua ajuda. Faça o download gratuito aqui

 

Guia Pés Descalços – Para trabalhar com organizações e mudança social

O Instituto Fonte foi responsável pela tradução e diagramação da versão em português do chamado Barefoot Guide, um guia prático, do tipo “faça você mesmo”, destinado a líderes e profissionais que querem ajudar suas organizações a funcionarem e a se desenvolverem de forma mais saudável, humana e efetiva. Estamos compartilhando com todos, de forma gratuita para download, essa publicação, que inclui conceitos, abordagens, histórias e atividades, buscando inspirar e enriquecer a prática de qualquer profissional que deseje apoiar organizações e movimentos sociais em seus desafios de trabalho, aprendizagem, crescimento e mudança (Fonte/Coletivo Pés Descalços, 2012). 

 

Coleção "Caminhos para o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil"
Como mobilizar todo o potencial que existe em uma organização e superar eventuais crises de modo proativo? Essa Coleção busca ajudar os envolvidos em iniciativas sociais a refletirem sobre essas questões e incorporar resultados práticos e transformadores. Faça o download gratuito deste conteúdo, que oferece textos, ferramentas e estudos de caso sobre os diversos temas do desenvolvimento organizacional.  O conjunto, composto por 50 folhetos, foi preparado pelos consultores do Instituto Fonte para o projeto “Empoderando pessoas e criando capacidades nas organizações da sociedade civil”, uma parceria da UNESCO e da TV Globo com a Petrobras no âmbito do programa Criança Esperança (Instituto Fonte, 2012)
.

 

Publicação sobre o Encontro Nacional de Práticas em Desenvolvimento Social, que aconteceu de 28 a 30 de abril de 2013, em São Paulo, com a presença de  66 profissionais que atuam nos setores governamental, empresarial e no Terceiro Setor. Realização: Adigo, CASA7 - Memórias e Aprendizagens, CoCriar, FICAS, Instituto Fonte, Instituto Geração e NOZ. Download gratuito.

 

 

 

 

Investimento Social Privado no Brasil: tendências, desafios e potencialidades
A convite do Instituto Sabin, somos umas das 16 organizações coautoras desta obra, disponível para download gratuito. A publicação apresenta experiências atuais do contexto brasileiro relativas a sete diferentes tendências: avaliação e mensuração de resultados, parcerias e articulação com setores diversos, captação de recursos - sustentabilidade financeira, voluntariado, negócios sociais, governança e melhorias de gestão e sustentabilidade ambiental. O consultor do Instituto Fonte Antônio Luiz de Paula e Silva assina o artigo “Desafios da governança em institutos e fundações” (começa na página 135).

 

 

Manual de Treinamento e Desenvolvimento
A obra conta com um texto inspirador do consultor do Instituto Fonte Antonio Luiz de Paula e Silva sobre o tema "Desenvolvimento e terceiro setor: T&D em ONG´s". Dividido em dois volumes, “Gestão e estratégias” e “Processos e operações”, e escrito por mais de 80 especialistas, o Manual aborda temas inovadores como sustentabilidade, redes sociais, aprendizagem intercultural, gerações Y e Z, constelações organizacionais, equipes virtuais, cultura e valores, empresas familiares e gestão do clima organizacional, entre outros. (Pearson, 2013 – 6ª ed). Compre aqui. 

 

 

Gestão para Organizações Não Governamentais
A área acadêmica está se aproximando cada vez mais da realidade vivida no campo social, promovendo estudos e reflexões. Essa obra traz vários autores ligados principalmente à Unicamp, convidando eles a pensarem o que é importante no processo de transformação da sociedade a partir da melhoria da gestão de ONGs. Os consultores do Instituto Fonte Alexandre Randi e Antonio Luiz de Paula e Silva assinam o artigo “Gestão de Organizações da Sociedade Civil: um olhar sob a ótica do modelo trevo” (páginas 153 a 165). Download gratuito

 

 

O Ativismo Delicado - Uma Abordagem Radical para Mudanças
A obra, lançada em 2014, é um convite para uma reavaliação profunda de nosso papel como ativistas do campo social: não basta valorizar os resultados obtidos se não prestarmos atenção ao processo, ao modo com que nos posicionamos no mundo. O livreto foi escrito por Allan Kaplan e Sue Davidoff, fundadores do The Proteus Initiative, e contou com apoio do Instituto Fonte e Noetá. Faça o download. 






Coleção Tornamento

Tornamento - palavra com que nos presenteou Guimarães Rosa - inspira o nome desta coleção, que trata justamente do processo de transformar-se, do desabrochar dos sujeitos e do vir-a-ser no mundo social. Ela apresenta experiências, conceitos, inspirações e, sobretudo, um olhar compreensivo sobre o desenvolvimento de iniciativas sociais e sobre a ciência e a arte de neles intervir. É uma parceria entre a Editora Peirópolis e o Instituto Fonte.

 

Artistas do invisível: O processo social e o profissional de desenvolvimento,  de Allan Kaplan (Fonte/Peirópolis, 2005). Compre aqui a versão impressa. Disponível também em e-book

 

Princípios da consultoria de processos, de Edgar Schein (Fonte/Peirópolis, 2008). Compre aqui.

 

Contexto e prática da avaliação de iniciativas sociais no Brasil: temas atuais, organizado por Martina Rillo Otero (Fonte/Peirópolis, 2012). Disponível na versão impressa e e-book.

 

 

 

 

Coleção Christophorus 

Desenvolvimento de iniciativas sociais, de Christopher Schaefer e Tyno Voors (Fonte/Antroposófica, 2005 - 2ª edição). Compre aqui.

 

Doze Dragões em luta contra iniciativas sociais, de Lex Bos (Fonte/Antroposófica, 2005 – 2ª edição). Esgotado.

 

 

 

 

Poemas, Pensamentos – Coletânea (Fonte/Antroposófica, 2005 – 4ª edição). Esgotado.

 

Crescer, Amadurecer - Poemas Meditativos, de Ulrich Schaffer (Fonte/Antroposófica, 2008). Esgotado.

 

Confiança, Doação, Gratidão: Forças construtivas da vida social, de Lex Bos (Fonte/Antroposófica, 2010). Compre aqui.

 

Formação de Juízo, de Lex Bos (Fonte/Antroposófica, 2010). Compre aqui.

 

 

 

 


Coleção Gestão e Sustentabilidade

Desenvolvida entre os anos de 1999 e 2001, a coleção Gestão e Sustentabilidade foi criada com o objetivo de oferecer aos gestores de iniciativas sociais brasileiras conteúdos e instrumentos de gestão que, até aquela época, eram pouco conhecidos ou até mesmo pouco valorizados por aqueles que atuavam no setor social. A coleção, que se tornou um marco na sistematização de conceitos e práticas para a gestão social, teve seus títulos definidos com base em pesquisa realizada com 526 organizações de todo o Brasil. Ao todo são sete  títulos pela Global Editora, sendo que apenas um está esgotado.

Captação de diferentes recursos para organizações sem fins lucrativos, de Célia Meirelles Cruz (Fonte/Global, 2001). Esgotado.

 

Comunicação e marketing: fazendo a diferença no dia-a-dia das organizações da sociedade civil, de Sylvia Bojunga Menghetti (Fonte/Global, 2001). Esgotado.

 

Desenvolvendo a cultura da avaliação em organizações da sociedade civil, de Thomaz Chianca (Fonte/Global, 2001). Esgotado

 

 

Elaboração de projetos e propostas para organizações da sociedade civil, de Rosana Kisil (Fonte/Global, 2001). Esgotado.

 

Gestão financeira para organizações da sociedade civil, de João Carlos Benicio (Fonte/Global, 2001). Esgotado

 

Parcerias e alianças estratégicas: uma abordagem prática, de Marlova Jovchelovitch Noleto (Fonte/Global, 2001). Esgotado

 

Utilizando o planejamento como ferramenta de aprendizagem, de Antonio Luiz de Paula e Silva (Fonte/Global, 2001). Compre aqui.