O lançamento aconteceu em 26 de outubro, a partir das 10h, na Casa da Educação de Petrópolis. “Fortalecendo a resiliência aos desastres da Região Serrana do Rio De Janeiro" propõe o trabalho conjunto entre as comunidades e escolas.

 

 

 

Na época das chuvas, muitas preocupações surgem em áreas urbanas que sofrem drasticamente os efeitos de uma grande tempestade. Desde o último desastre ocorrido na Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011, poder público e as comunidades locais têm desenvolvido ações de prevenção e redução dos efeitos de tragédias socioambientais provocadas pelas chuvas.

Para unir esforços à causa, no dia 26 de outubro (quarta-feira), na Casa da Educação de Petrópolis (RJ), foi lançado o projeto “Fortalecendo a resiliência aos desastres da Região Serrana do Rio De Janeiro”.A açãé fruto de uma articulação, iniciada ainda em meados de 2016, pelo Instituto C&A, Save the Children e Instituto Fonte para fortalecer e apoiar o desenvolvimento de conhecimentos e capacidades de prevenção e de ação das comunidades e das escolas diante das catástrofes socioambientais  provocadas pela chuva. 

De acordo com o coordenador do projeto, Tião Guerra, o objetivo é envolver três diferentes públicos: comunidade escolar, sociedade civil e poder público em ações de formação, mobilização para a atuação em rede. “O projeto trabalha basicamente com a mudança de comportamento. Queremos criar condições para que o espírito comunitário e a co-responsabilidade sejam fortalecidos”, explica.

A estratégia é articular a ação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), que são estruturas voluntárias criadas nos territórios para prevenção, socorro e reconstrução frente a possibilidade das tragédias socioambientais, e as escolas públicas. “Pretendemos reforçar a capacidade de ação e desempenho dessas duas importantes estruturas comunitárias, que possuem papel muito importante nos momentos de perigo”, afirma. Segundo o coordenador, será possível agregar ao Nudec a participação de crianças, adolescentes e professores na criação de rotas de fugas, no mapeamento das áreas de risco no entorno das escolas e no desenvolvimento de projetos para cuidar dessas questões dentro de um modelo comunitário, participativo e integrador.

Os Nudecs fazem parte de uma política pública que precisa ser fortalecida e acompanhada constantemente. Sua articulação com outros núcleos da comunidade, com ênfase na escola, para a criação de uma rede de prevenção, socorro e reconstrução das comunidades diante das catástrofes socio-climáticas é a principal estratégia do projeto para a ação em rede e a criação de espaços seguros tanto nas escolas, como em seu entorno.

O projeto também prevê apoio financeiro para projetos propostos pelos próprios grupos comunitários, como forma de fortalecimento do espírito de co-responsabilização.  

Sistematização e multiplicação

A sistematização da ação pretende ser organizada em uma plataforma virtual para formação, a ser implementada em parceria com Escola de Defesa Civil (Esdec), que atua com todos os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, contribuindo com metodologias possíveis de serem reaplicadas em outras territórios vulneráveis aos riscos socioambientais.

Petrópolis foi escolhida por ser a cidade com maior vulnerabilidade da Região Serrana e por possuir grande capacidade de articulação entre os atores e lideranças envolvidas. 

A parceria em Instituto Fonte e Save the Children é fruto de uma articulação entre a C&A Foundation e Save the Children para a implementação de projetos similares de prevenção, reação e reconstrução relacionados a desastres socioambientais em cinco países: China, Índia, México, Bangladesh e Brasil.

Sobre os parceiros:

Instituto Fonte: É uma organização da sociedade civil brasileira que facilita processos de desenvolvimento social, ajudando indivíduos a compreenderem e aprofundarem sua atuação e apoiando a sustentabilidade de comunidades, grupos e iniciativas sociai s. É uma referência no campo social devido a ação de mediação, planejamento e avaliação de iniciativas sociais.

Save the Children: International Save the Children Alliance é uma organização não governamental de defesa dos direitos da criança no mundo que dedica-se tanto a prestar ajuda humanitária de urgência como ao desenvolv imento comunitário de longo prazo.

Instituto C&A: tem a missão de transformar a indústria da moda, garantindo que todos os seus trabalhadores possam ter uma vida digna. Há 25 anos, apoiam iniciativas de Educação de crianças e adolescentes.

 

Quer saber mais sobre o projeto, clique aqui!