A "Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e os desafios do monitoramento e avaliação em nível local" foi o tema do Diálogo, que aconteceu em Brasília, no dia 27 de setembro, no Auditório do IPOL/UnB.  

 

 

·         Como a apropriação da agenda 2030 pode contribuir efetivamente para o desenvolvimento local?

·         Que processos de M&A dos ODS, suas metas e indicadores fazem sentido?

·         Qual é o papel e o potencial da localização dos indicadores?

Acesse aqui as apresentações dos convidados:

Paulo Jannuzzi (professor convidado da UnB e ex-Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Dese

nvolvimento Social), apresentou a experiência da SAGI/MDS 

na construção de painéis de indicadores e na capacitação de gestores municipais;

Ana Cristina Matos (Oficial de Monitoramento e Avaliação do UNICEF), apresentou a experiência e metodologia do SELO-UNICEF e sua contribuição para que as ideias e conceitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) cheguem ao nível municipal de forma simples e aplicável. 

Diva Irene da Paz Vieira (Núcleo de Indicadores de Desenvolvimento e Pesquisa - NIDEP – SESI/PR), tratou da experiência com http://www.portalodm.com.br/, atualização para os ODS e o acesso aos indicadores por parte dos municípios.  

O Diálogo é uma iniciativa do Projeto Avaliação, do Instituto Fonte, em parceria com a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação e o FICAS, que está percorrendo todo o Brasil para debater temas desafiadores relacionados à avaliação e desenvolvimento social. Essa edição também contou com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Prpgrama das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Serviço Scoail da Indústria (SESI), Universidade de Brasília (UNB), com o apoio da Fundação Itaú Social.

Serviço:

Data: 27.09.2016

Local: Auditório do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL/UnB) - Prédio IPOL\IREL - Brasília/DF

Horário: das 08h30 às 17h30.