O Instituto Fonte vem historicamente se dedicando ao fortalecimento do campo social, apoiando o desenvolvimento de organizações e projetos e, especialmente, fortalecendo os sujeitos dessas ações. Agora concentra um de seus eixos de atuação em um trabalho delicado e profundo de fortalecimento do campo da educação, por entender que, independentemente de onde ou com que metodologia o profissional da educação trabalha, ao olharmos para a relação que construímos com a nossa prática, podemos nos desenvolver e desenvolver as qualidades necessárias para lidar com as questões cada vez mais complexas da educação atual.

A prática social reflexiva fundamentada na abordagem goetheana, modo de atuar que o Instituto Fonte traz para o desenvolvimento de grupos e pessoas, baseia-se na premissa de que ao conseguirmos ver e compreender os processos como algo vivo, podemos construir habilidades e capacidades para lidar com eles de maneira orgânica, permitindo que nós, educadores, possamos ir ao encontro daquilo que é vivo e significativo em nossa prática.

Essa oficina que aqui divulgamos trará aspectos dessa prática e será também uma oportunidade para aprendermos uns com os outros, aprofundando nossa compreensão sobre a prática da educação em sua diversidade de tempos e espaços.