A consultoria de processos é uma estratégia fundamental de intervenção do Instituto Fonte na área social, na qual os associados respondem a demandas por processos solicitados pelos clientes. As consultorias são espaços privilegiados para que indivíduos, organizações e grupos lidem de forma mais consciente e autônoma com sua prática e seu desenvolvimento.

Para uma consultoria começar, a organização entra em contato, relatando sua necessidade. São feitas conversas para levantar as questões de desenvolvimento pelas quais a organização passa, de modo a elaborar uma proposta de intervenção. O tempo de duração, as atividades propostas e o investimento variam de acordo com cada processo.

Metodologia

Os princípios metodológicos para a prática social do Instituto Fonte partem da premissa de que o sujeito é quem melhor conhece a situação em que vive e por isso pode ser encorajado a melhor compreendê-la e nela intervir.

A consultoria do Instituto Fonte é orientada pelas questões que levam as pessoas a solicitar ajuda. Nossa abordagem não consiste em trazer respostas prontas, mas em apoiar grupos para que encontrem, em conjunto, suas próprias perguntas, novas referências, objetivos e caminhos. O diferencial de nossa consultoria, portanto, é trazer o processo do cliente para o centro da intervenção.

As principais ferramentas dos consultores do Instituto Fonte são suas habilidades sociais (como a escuta e o espelhamento), sua leitura de processos, sua capacidade de formular perguntas, de provocar diálogos, de criar confrontos e desconfortos necessários e de agir de forma a apoiar e encorajar os sujeitos a correrem riscos, tomarem decisões e criarem soluções originais para as situações em que vivem.

Os consultores chegam com variadas formações profissionais, por isso em sua atuação podem aplicar diversas abordagens e métodos. Alguns processos podem incluir atividades artísticas, como pintar com aquarela ou cantar em coral; corporais, como movimentos de euritmia; exercícios de observação, como o olhar atento ao processo de desenvolvimento de plantas, dentre outras atividades.