Profides é um programa de formação do Instituto Fonte voltado para profissionais que atuam com o desenvolvimento social e que querem aprofundar a reflexão sobre sua prática.

 

 

O que disseram os participantes da oficina realizada em outubro:

“Já estava entusiasmada. Saio da oficina reflexiva e ansiosa para iniciar o programa.”

“Saio com uma sensação de que serei surpreendida pelo Profides.”

 

Inscrição

Para participar é necessário preencher o formulário online.

As inscrições estão abertas. A turma terá no máximo 25 participantes. 

 

Ficaram dúvidas?

Acesse a página principal do programa ou entre em contato pelo e-mail contato@institutofonte.org.br ou pelo telefone: (11) 3032-1108.

 

Facilitação

Arnaldo Motta -Consultor associado ao Instituto Fonte desde sua fundação; integrou a diretoria da organização de 2010 a 2012. É psicólogo (PUC-SP), Analista Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA) - da qual foi presidente (2001-2003), e Mestre em Psicologia Social/História da Psicologia (PUC-SP).  Vem atuando há mais de 25 anos como analista, consultor e facilitador de processos de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações. Iniciou sua experiência profissional com grupos e instituições em 1978, na área de educação complementar, ao mesmo tempo em que começou a sua prática clínica. Anos depois, participou da implantação de serviços inovadores em saúde mental e, em 1989, junto com técnicos, usuários de serviços de saúde mental e familiares, fundou a Associação Franco Basaglia, onde desenvolveu o Projeto Trabalho. Algumas de suas reflexões sobre esse projeto foram publicadas em "A Ponte de Madeira" (1997). Outro livro de sua autoria é "Raízes da Psicologia Analítica no Brasil, Pessoas e Contexto" (2010). 



Martina Rillo Otero - Consultora e facilitadora de processos, é associada ao Instituto Fonte desde 2007. Bacharel em Psicologia e mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, ambos pela PUC-SP. Já lecionou na Universidade São Francisco (SP), ministrando aulas de Análise do Comportamento e na UNICAPITAL (SP), ministrando disciplinas sobre Terceiro Setor. Desde o mestrado tem se especializado na avaliação de projetos sociais e na investigação de temas relacionados ao papel da Ciência e da Tecnologia na transformação social e na promoção da democracia. No Instituto Fonte, realiza especialmente consultorias na área de avaliação para clientes como Fundação Tide Setubal, Instituto HSBC Solidariedade, Fundação Roberto Marinho, Conectas Direitos Humanos, Instituto ABCD, dentre outros. Também ministra aulas sobre o tema no SENAC, no curso de pós-graduação "Projetos Sociais: Gestão e Perspectivas". Desde 2008 coordena o Projeto Avaliação, cujo objetivo central é contribuir para o desenvolvimento do campo da Avaliação de Programas e Projetos Sociais no Brasil por meio de estudos, pesquisas e formações. É organizadora do livro “Contexto e Prática da avaliação de iniciativas sociais no Brasil: temas atuais”.