O programa Percursos: Busca de soluções em grupo para a sustentabilidade institucional, quer estimular a criação de grupos de organizações que desejam construir conjuntamente alternativas para a sustentabilidade institucional.Confira a seguir a programação e increva-se!
 

Objetivo – Formar grupos de organizações sociais pensando alternativas e desenvolvendo ações para a sustentabilidade institucional.

Público – Gestores e técnicos de organizações e projetos sociais.

Grupo – Mínimo de 20 pessoas e máximo de 30 pessoas.

Investimento: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) por participante/ por encontro.

Programação:

Encontro 01 – Constituindo o grupo e compartilhando as práticas de sustentabilidade

A ideia destes encontros é compartilhar com os interessados e participantes do desenvolvimento dos grupos, elementos recorrentes extraídos da nossa prática de trabalho com grupos, usando a teoria para pontuar aquilo que é generalizável e que pode servir de pano de fundo para compreensão da complexa realidade de cada grupo.

Sempre que falamos em grupo, estamos nos referindo ao ajuntamento de pessoas em torno de um propósito comum. Seu nascimento é mobilizado pelo desejo de existir para cumprir determinado fim.

Por isso consideramos que conhecer, entender e se enxergar-se nas diversas fases de desenvolvimento de um grupo pode ajudar no seu fortalecimento e longevidade.

O processo propõe o seguinte caminho em quatro passos:

Momento de Formação do grupo - Quais nossos impulsos e desejos? Qual a nossa ação?

Necessidade de Normatização - O que precisamos acordar, normatizar, nas nossas relações para seguir em frente? Quais os nossos procedimentos e processos?

Desenvolvimento consciente – Que tal nos comprometermos com nosso próprio crescimento?

Performance – Como vamos sistematizar nossos aprendizados ?

De modo que eles deixem de ser anedotas, fatos soltos, experiências circunscritas a momentos específicos da vida do grupo para transformá-los em informação capaz de subsidiar tomadas de decisão e mudanças no grupo.

Conhecer quais são essas fases e ciclos nos ajuda a apreender que fases e que ciclos estamos vivendo para então compreender um pouco mais sobre nossa existência. E tudo isso só acontece se há consciência e esforço concentrado nessa tarefa.

Neste primeiro encontro cada participante irá compartilhar as suas práticas de sustentabilidades adotadas/desenvolvidas até o momento, o processo de construção das mesmas e resultados.

Encontro 2 – Entendendo a sustentabilidade institucional

A partir da figura do TREVO, que é contínua, dinâmica, diversificada, complexa e pouco comum, vamos refletir e aprender sobre sustentabilidade institucional, olhando para os quatro campos essenciais - Pessoas- Serviços - Sociedade e Recursos - suas relações e qual a interpretação delas considerando que os campos se influenciam mutuamente e que essa influência é vital para organização, pois o desafio é manter o todo bem equilibrado e harmonioso.

Encontro 3 –  Refletindo, conhecendo as possibilidades de acesso aos recursos Financeiros

Refletir sobre os atos de doar e agradecer num mundo cheio de negócios. Conhecer os motivos para doar.

Refletir sobre como a organização lida com o dinheiro.

Desvendar as diversas formas e fontes de recursos financeiros, o estabelecimento de parcerias, estrutura organizacional necessária para mobilizar recursos, são algumas das questões primordiais quando nos debruçamos sobre as possibilidades. A criatividade e o auto conhecimento, podem oportunizar espaços e iniciativas que contribuam para o alcance da sustentabilidade institucional, considerando as especificidades de cada organização.

Encontro 4 – Caminhando para construção das alternativas da sustentabilidade financeira

Desenvolver e elaborar estratégias e ações que possibilitem mudanças na cultura e na forma de mobilizar recursos e sustentar a missão da organização no mundo, entendendo tratar-se de um processo continuo e dinâmico.

Agenda:

Fortaleza - 28 de Junho - 26 de julho - 30 de Agosto - 27 de setembro

Recife - 03 de Junho - 01 de Julho - 05 de agosto - 02 de setembro

Consulte local do evento no ato da inscrição.

INSCREVA-SE AQUI