O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento que explicita para a sociedade quais são as intenções, princípios, métodos e crenças onde se apoia a prática de organizações que atuam com educação, seja formal ou informal.

A sua importância se dá pelo fato de afirmar com clareza sua identidade, permitindo que aqueles que buscam seu apoio tenham referência clara quanto a sua opção.
 

O Instituto Fonte entende que a força de um PPP está no envolvimento da equipe que o efetiva no mundo. Daí que os processos que facilita seguem uma dinâmica participativa, acrescida de aporte de conteúdos pertinentes aos objetivos da organização. Tais processos têm resultado em mais consciência por parte da equipe das motivações de suas ações e no fortalecimento das instituições que têm investido nessa construção.

Uma decorrência do PPP é a elaboração de planejamentos periódicos (anuais, por exemplo) que definem como as orientações do político-pedagógicas serão implementadas no período, permitindo maior efetividade na gestão das atividades institucionais.