Equipes são grupos de trabalho. Espera-se que as equipes sejam eficientes e eficazes nos seus campos de atuação. No entanto, nem sempre isso acontece como se deseja, uma vez que elas são formadas por diferentes pessoas, cada uma trazendo suas próprias características, formas de pensar, temperamentos, experiências e práticas diversas.
 

Para que a organização venha a cumprir de fato seus objetivos e se desenvolva é necessário que as suas equipes trabalhem de forma afinada e harmoniosa, dando a contribuição que os gestores delas esperam. Alcançar um patamar de excelência no trabalho em equipes depende do esforço que se faz para identificar e superar os desafios que se apresentam. E estes desafios podem ser de vários tipos:

- Eles podem estar ligados à compreensão dos fins a que se referem o seu trabalho: as pessoas podem não ter clareza sobre os objetivos comuns ou mesmo podem não ter os requisitos conceituais necessários ao desempenho de suas funções;
- Pode haver dificuldades nos relacionamentos entre as pessoas: com relação à divisão do trabalho, ao que se espera de cada um, a quem cada um se remete, ou mesmo a como se relacionar com os colegas, que limites observar, que iniciativas se podem tomar;
- Pode ser também que as dificuldades estejam no campo da ação no trabalho propriamente dita, pode ser que faltem habilidades técnicas ou orientações mais precisas sobre a forma de se desempenharem as atividades.

 

Uma das formas de apoio que o Instituto Fonte pode dar às organizações é apoiar o desenvolvimento de equipes: ajudando-as a identificar suas dificuldades, apoiando a conversa e o entendimento entre as pessoas, apoiando a busca por subsídios técnicos que lhes faltam.