Os programas e projetos são iniciativas de formação do Instituto Fonte nas quais sua metodologia e princípios de atuação são foco da aprendizagem. Qualificar a leitura de processos, aperfeiçoar a capacidade de escuta e de facilitação de diálogos, ajudar a si mesmo e a outros a aprender a partir da prática, apropriar-se e transformar a forma de cada um intervir no mundo, são temas presentes nas nossas formações.

Elas acontecem em diferentes contextos, como oficinas, eventos, seminários e retiros. As formações também podem estar relacionadas a temas específicos, como avaliação, planejamento, facilitação, captação de recursos, gestão de iniciativas sociais.

Conheça os nossos programas e projetos:

O Profides é um programa de formação que busca ampliar o sentido, a qualidade e a relevância das ações de profissionais do campo social, com o objetivo de criar espaços para a análise crítica e a qualificação das práticas de desenvolvimento social no Brasil. É uma intervenção tanto relacionada ao fortalecimento pessoal, quanto político-institucional das organizações em que esses profissionais estão inseridos. Saiba mais.  

 

Artistas do Invisível é um programa de formação com duração de três anos (6 módulos de 1 semana de imersão, a cada 6 meses) em um método inspirado em Goethe, que busca ampliar a consciência dos profissionais de desenvolvimento, de forma que possam atuar no campo social (e pessoal) com base no pensamento sistêmico, em uma prática de profunda sensibilidade social. Saiba mais.

 

 

Projeto Avaliação
Realizado pelo Instituto Fonte, com apoio da Fundação Itaú Social, a iniciativa nasceu em 2008, buscando realizar ações sistemáticas para o fortalecimento do campo da Avaliação de Programas Projetos Sociais no Brasil por meio de estudos e formações. O programa tem três focos centrais de atividades: a promoção de “Diálogos” de participação gratuita, nos quais são realizadas mesas de discussão sobre temas atuais em avaliação de iniciativas sociais; a produção de pesquisas e publicações sobre o campo da avaliação; e a sistematização de práticas e produção de materiais para a aprendizagem sobre avaliação. Saiba mais.

 

Formação Web é o programa mais novo do Instituto Fonte, para ampliar a oferta de formação para dirigentes de iniciativas sociais e profissionais de desenvolvimento. Nossa visão é ter esse grupo conectado, conhecendo novas experiências e conhecimento e se apoiando mutuamente na aprendizagem para potencializar o desenvolvimento no Brasil e em outros países. Oferecemos cursos abertos, cursos especiais para grupos com demandas específicas e cursos específicos para associados do Instituto Fonte. Saiba mais.