Artistas do Invisível é um processo de formação com duração de três anos - 6 módulos de 1 semana de imersão, a cada 6 meses - em um método inspirado em Goethe, que ajuda a revelar e encorajar uma participação responsável no desvelar de um mundo vivo, tanto em situações sociais, quanto em nós mesmos. Essa é a segunda edição que acontece próximo a São Paulo, como uma colaboração entre Instituto Fonte e Proteus Initiative. 

O programa estava previsto para começar em novembro de 2012, mas teve o seu início prorrogado para abril de 2013. Confira as novas datas. 

Há mais de dois séculos atrás, Goethe desenvolveu uma abordagem, uma  compreensão, um método, uma sensibilidade para ver por entre as profundezas do mundo vivo, para adaptar nosso pensamento como um órgão de percepção da vida. Essa sensibilidade permeou o trabalho de muitas pessoas que buscavam uma relação viva com o mundo orgânico do qual somos parte. Baseado na compreensão de que o mundo das relações sociais é vivo e emergente como qualquer organismo, a proposta de Goethe está começando a dizer algumas coisas importantes para aqueles que atuam no campo social.

 

"Não nos impomos simplesmente à natureza, mas permitimos que a natureza manifeste sua própria ordem através de nossa participação e envolvimento, pois - de acordo com Goethe - somos o órgão de auto-revelação da natureza." Allan Kaplan

 

Quem participa?

Profissionais das mais diversas áreas de atuação que estão interessados em aprofundar sua prática com a abordagem 'goetheana' e buscar – e também construir colaborativamente – a arte da atuação e intervenção social, a partir de uma perspectiva humana e orgânica.

 

Facilitadores

Allan Kaplan - Proteus Initiative

Tião Guerra - Instituto Fonte

 

Algumas questões norteadoras...

Como podemos nos conectar com o que é vivo nos processos?

Como podemos desenvolver respeito por aquilo que está ainda em estado de vir-a-ser? Por aquilo que está se tornando em uma pessoa, um grupo, uma organização ou uma comunidade?

Como podemos desenvolver nossa capacidade de perceber?

Como podemos desenvolver um estado de questionamento ou silêncio intencional que nos permita aprender?

 

Como será o formato?

Em termos práticos, o programa consiste em períodos de aprendizado grupal e períodos de prática individual.
1. Serão 6 sessões/módulos (de imersão e contínuos) de 7 dias cada, facilitados por Allan Kaplan e Tião Guerra. Esses módulos introduzirão conceitos e práticas. 

Datas

Módulo 1: 17 a 23 de abril de 2013

 

Módulo 2: 05 a 11 de outubro de 2013
Módulo 3: 13 a 19 de abril de 2014
Módulo 4: sete dias, Out/Nov de 2014 (a definir)
Módulo 5: sete dias, Abril de 2015 (a definir)
Módulo 6: sete dias, Out/Nov de 2015 (a definir)
 
2. No último módulo os participantes irão apresentar criativamente seus resultados e descobertas do seu processo de aprendizagem.

 

Interessou-se? Veja mais informações sobre CONCEITO, DESENHO e FORMATO, INVESTIMENTO e DEPOIMENTOS no anexo: "Artistas do Invisível II". 

 

O prazo oficial das inscrições já terminou, mas se você quiser ainda participar, escreva para Tião Guerra (tiao@fonte.org.br) ou Ana Biglione (anabiglione@gmail.com).

 

 

Confira também a entrevista com Allan Kaplan sobre o seu livro "Artistas do Invisível-O processo social e o profissional de desenvolvimento" http://ow.ly/cufQW 

 


AnexoTamanho
Artistas do Invisível II_datas.pdf268.16 KB