Menssagem de erro

Strict warning: Only variables should be passed by reference em theme_biblio_long() (linha 168 de /home/insti458/public_html/sites/all/modules/biblio/includes/biblio_theme.inc).

Tipo de publicação:

Trabalho acadêmico

Título:

(2007)

Palavras chave:

aprendizagem, avaliação, educação, projetos e programas sociais

Abstract:

<p>Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a aprendizagem como quest&atilde;o cerne para o desenvolvimento de processos de avalia&ccedil;&atilde;o de programas e projetos sociais no Brasil. Traz tamb&eacute;m uma perspectiva &eacute;tica a partir da constru&ccedil;&atilde;o de enunciados normativos orientados para o dever-ser da aprendizagem para o desenvolvimento da vida humana. A disserta&ccedil;&atilde;o d&aacute; destaque para abordagens participativas de avalia&ccedil;&atilde;o por entend&ecirc;-las como aquelas que re&uacute;nem as condi&ccedil;&otilde;es mais adequadas para a aprendizagem. O estudo busca desvelar uma teoria de aprendizagem que tenha sentido e ader&ecirc;ncia &agrave; processos de avalia&ccedil;&atilde;o de programas e projetos sociais ao mesmo tempo em que relaciona elementos procedimentais da pr&oacute;pria avalia&ccedil;&atilde;o com conceitos da educa&ccedil;&atilde;o, com marcada aten&ccedil;&atilde;o &agrave; obra de Paulo Freire. A metodologia priorizou a an&aacute;lise te&oacute;rica &agrave; qual foi associada um estudo emp&iacute;rico, realizado por meio de entrevistas individuais. Conclui-se que a avalia&ccedil;&atilde;o participativa constitui um espa&ccedil;o de oportunidades para a aprendizagem, mediada pelo di&aacute;logo entre sujeitos e lhes permiti reunir condi&ccedil;&otilde;es de produzir, reproduzir e desenvolver suas vidas, sendo assim um ato &eacute;tico. Considera-se que a pergunta de avalia&ccedil;&atilde;o e seus indicadores podem ser associados a concep&ccedil;&otilde;es educacionais elaboradas por Paulo Freire, bem como se reconhece a import&acirc;ncia do pr&oacute;prio avaliador para criar as condi&ccedil;&otilde;es de uma avalia&ccedil;&atilde;o que tenha intencionalidade de aprendizagem.</p>

Body: